quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como assim canal em dente de leite?

Dia desses percebi que Cecília estava com uma bolinha na gengiva. be, como já tinha marcado consulta com a odonto aguardei.
Então que ela, na maior calma, me noticiou: Vai precisar de canal mãe!
Whatttttttt???? 
Como assim, canal?? dente de leite?? 
E ela me explicou bem calmamente, que aquela bolha, na verdade era uma maneira que o organismo arrumou par expulsar o pus de uma infecção, no caso do dente. Qua a bolha poderia ir e voltar, mas estaria ali pra avisar que algo não esta bem.
Foto DAQUI

Esta foto não é da boca da Cecília mas é bem parecida com a bolinha que esta na gengiva dela.
E o que ocasionou isso, foi alguma queda. Que eu não tenho na memória. 

"Alguns "inchaços" podem ser provenientes de infecção, advindas de um dente de leite que não tratado,  teve uma necrose pulpar (morte do nervo), podendo causar uma fístula ("pequena bolha ou inchaço por onde pode sair um líquido amarelado"). Portanto, ao detectar qualquer alteração, procure levar a criança com urgência à um odontopediatra, que saberá indicar o tratamento mais adequado."

Então ela também falou que o tratamento não dói (eu não acreditei!), demora umas três consultas. E já marcamos a primeira. Assim que começãr o sofrimento tratamento vou contando!!

Mais artigos sobre o assunto: 

E pra você que não viu, AQUI tem um sorteio simples e bacana de utilidades higiênicas. Participa lá e chama azamigaxxx!

Um comentário:

Vivia disse...

ah miga...tomara que seja simples mesmo...e nada dolorido pra princesinha...
bj